Segundo as prefeituras, medida é preventiva e faz parte das estratégias do estado para conter a doença. Dose fracionada protege por 8 anos.
Prefeitura de Tietê (SP) informou que a partir desta quinta-feira (15) começou a aplicar as doses fracionadas da vacina contra a febre amarela.
De acordo com o Executivo, os moradores que ainda não foram vacinados devem levar a carteirinha de vacinação a um posto de saúde mais próximo, de segunda a sexta-feira, para receber a dose.
Ainda segundo a prefeitura, a medida é preventiva e faz parte das estratégias do estado para conter a doença.
A dose fracionada protege por 8 anos e não pode ser aplicada em crianças até 9 meses, mulheres grávidas até 6 meses de gestação e pessoas que tenham alguma doença ou passe por tratamento que enfraqueça o sistema imunológico.
Quem tem mais de 60 anos precisa passar por uma avaliação médica para saber se pode se imunizar.
Tapiraí
Em Tapiraí (SP) as unidades de saúde começaram a disponibilizar a vacina contra a febre amarela nesta quarta-feira (14). A medida foi tomada após exames realizados em dois macacos encontrados apontar a febre amarela como causa da morte.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade realiza campanha de vacinação contra a febre amarela, desde do dia 2 de janeiro deste ano e que quase toda a população, exceto quem não quis se vacinar e quem não pode tomar a vacina, já foi imunizada. Por ser uma área endêmica, boa parte dos moradores havia sido vacinada em 2009.
Ainda segundo a secretaria, as doses estão disponíveis nas unidades de saúde do bairro Turvo do Góis e do Centro.
Fonte G1.